domingo, 25 de janeiro de 2009

O que vai acontecer





“Traz um Livro e um Amigo”

No próximo dia 17 de Dezembro, realizar-se-á a actividade “Traz um Livro e um Amigo.” Vem à Biblioteca e apresenta um livro de que tenhas gostado. Com este gesto levarás os teus colegas a ler e a ter prazer na leitura.

O Misa apresentou uma das obras da colecção "triângulo Jota", na actividade "Traz um Livro e um amigo".

"Uma Aventura na Quinta das Lágrimas" foi o livro que a Catarina nos apresentou.
-

“Conferências - Mini”

-

Com o objectivo de levar a uma maior desenvoltura na oralidade e um maior poder de argumentação, realiza-se em 18 de Fevereiro , a actividade “Conferências - mini”. A apresentação de cada aluno terá a duração de cinco minutos e este poderá optar por qualquer tema. Os alunos poderão utilizar um PowerPoint ou um auxiliar de memória como cartões, mas cada apresentação não poderá exceder os cinco minutos. Esta actividade deverá ser divulgada aos alunos. Estes deverão ser orientados e preparados para a actividade em questão.

-


Alguns dos momentos das "Conferências-Mini"

-

“Leitor Cinco Estrelas”

-

Na 1ª quinzena de Março levar-se-á a cabo o concurso “Leitor 5 estrelas” destinado aos três ciclos do agrupamento. Esta iniciativa tem como objectivos destacar os alunos que mostrem gosto pela leitura e tarefas afins, como a escrita. Pretende ainda sensibilizar para a importância da leitura como meio de desenvolvimento pessoal e social. Os nomes dos alunos que manifestem especial interesse por práticas regulares e continuadas de leitura e actividades relacionadas com esta deverão ser conhecidos no final do 2º Período.

No primeiro Período deste ano (2008/2009) já aconteceu:





-
"Adopta uma história"


Esta actividade pretendia levar os alunos a escolher, ler e recontar uma história, transmitindo assim o gosto da leitura aos colegas. Esta decorreu a 22 de Outubro, tendo sido gravada pela RTP1 e exibida no Jornal da Tarde. Os alunos aderiram entusiasticamente e foram vários os que iniciaram a leitura desses mesmos livros. Verdadeiros contadores de histórias!



"Traz um livro e um amigo"


Os alunos foram convidados a apresentar uma obra de que tivessem gostado. Para o efeito traziam a obra e um amigo. Realizou-se um concurso tendo ficado nos primeiros lugares:



2º Ciclo - Rita Cerqueira (6ºI) e Catarina Peixoto (6ºF)


“PNL e a Ciência”

-

No dia vinte e quatro de Novembro, comemorou-se o Dia Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura Científica. O Plano Nacional da Leitura pretendeu inserir em todas as disciplinas e áreas disciplinares momentos dedicados à leitura. O objectivo central deste projecto é aumentar o nível de literacia dos nossos jovens. Nesse sentido propôs-se a leitura de um texto de carácter informativo a propósito da evolução da ciência e dos seus contributos.

________________________________________________________________

“Neste Natal ofereça livros”
-

O Natal é uma época de partilha. Ofereça livros, pois estes “são a prova de que os homens são capazes de magia”.

Alguns títulos por anos de escolaridade:


-

Educação Pré-escolar: Araújo, Rosário Alçada, A rosinha, o mar e os sonhos, Gailivro Areias, Conceição, História do livro activo, Livros Horizonte

-

1º e 2º ano de escolaridade: Araújo, Matilde Rosa, As cançõezinhas da Tila, Civilização Honrado, Alexandre, Viagem ao alto de um ramo, Âmbar

-

3º e 4º anos de escolaridade: Bardinat, Maria José, Histórias de encantar, Civilização Letria, José Jorge, Lendas do mar, Terramar

-

5º e 6 º anos de escolaridade: Vieira, Alice, Trisavó de pistola à cinta, Caminho Andresen Sophia de Mello Breyner, A floresta, Figueirinhas -

-

7º e 8º anos de escolaridade: Steinbeck, John, A pérola, Europa- América Tavares, Miguel Sousa, Sul, Oficina do livro -

-

9º ano de escolaridade: Alegre, Manuel Livro do português errante, Dom Quixote Marquez, Gabriel Garcia, Crónica de uma morte anunciada, Dom Quixote

sábado, 24 de janeiro de 2009

Apresentação











Com este blog pretende-se dAdicionar imagemar a conhecer o trabalho realizado no âmbito do Plano Nacional de Leitura, no Agrupamento de escolas de Amares.
O trabalho divulgado de professores e alunos procurará sensibilizar toda a comunidade educativa para a importãncia da leitura no crescimento pessoal e social de todos.

A Coordenadora do PNL da Escola EB2,3 de Amares,

Conceição Gonçalves