domingo, 31 de janeiro de 2010

Concurso Nacional de Leitura – 3º Ciclo (1ª fase)

No dia 16 de Dezembro realizou-se na nossa escola o Concurso Nacional de Leitura do 3ºciclo, 1º fase.

Participaram vinte e oito alunos, o que demonstra um grande empenho por parte dos professores e dos alunos participantes. As obras lidas foram Histórias da Terra e do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen; O Principezinho de Antoine S. Exupéry e História de Uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luís Sepulveda.


Alunos Vencedores:

Filipa Sousa, nº 8 – 7º D

Patrícia Veloso, nº 16 – 8º B

Rita Pereira, nº 19 – 9º C



domingo, 10 de janeiro de 2010

Sugestões de Leitura

Para os alunos do 2ºciclo


Esta obra, O Rapaz que vivia na Televisão, de Luisa Ducla Soares tem uma das histórias mais interessantes do manual do 6ºano. Se queres saber como termina esta história, procura o livro na Biblioteca.

Para os alunos do pré-Escolar

“Esta é a história de um rapaz com um apetite insaciável... por livros. Um dia, assim por acaso, o Henrique descobre esta estranha paixão, que se transforma numa mania constante e deliciosa! E eis a parte melhor: quanto mais livros devora, mais esperto fica. O Henrique sonha tornar-se na pessoa mais esperta do mundo. Até que percebe os malefícios deste hábito peculiar.... Já não consegue digerir bem, as coisas que aprendeu começam a ficar todas baralhadas e tem de parar."
fonte: livrarialeitura.pt


O Gato e o escuro de Mia Couto (o meu autor preferido)

Pintalgato vive sendo alertado pela mãe para que não ultrapasse a fronteira do dia.Mas ele, louco para descobrir o que se esconde sob a sombra da noite, decide se aventurar e acaba tendo um encontro inusitado com o escuro. Quando volta para a luz do dia, descobre que seu pêlo, antes amarelo com pintinhas, está preto como a noite, e fica apavorado. Com ajuda da mãe, porém, consegue perceber que o medo do escuro, na verdade, é o medo das “ideias escuras que temos sobre o escuro”.

Com uma prosa envolvente e cheia de pequenas surpresas poéticas, Mia Couto elabora uma bela fábula sobre as aflições e o encantamento com o desconhecido.Nas palavras do autor: “A maior parte dos medos que sofremos, crianças e adultos, foram fabricados para nos roubar curiosidade e para matar a vontade de querermos saber o que existe para além do horizonte”.

Este livro foi digitalizado e encontra-se na Biblioteca do Centro Educativo de Ferreiros.


Para aqueles que gostam de poesia e de Ciência:


A obra de Regina Gouveia mereceu já os seguintes comentários:

"a formação científica da autora transparece, como em António Gedeão, na obra poética." (Professor Doutor Ferreira da Silva, FCUP)

"destaco a beleza da sua escrita, onde a ciência é introduzida subtilmente, mas de forma rigorosa e adequada a públicos mais jovens." (Professora Doutora Nilza Costa, Universidade de Aveiro)

"de uma maneira simples, espontânea, quase divertida, mas sem sacrificar o rigor científico, alerta as crianças para a observação de fenómenos físicos e sensibiliza-as para problemas ambientais." (Professora Doutora Maria de Fátima Pinheiro, FCUP)

"O seu espírito vivo e inventivo integra muito mais do que a ciência que ensina e, de um modo simples, concilia harmoniosamente a Ciência e a Poesia."
(Centro de Ciência Viva de Vila do Conde).


Respeitar
Ousar ser justo e Partilhar


Esta obra escrita por Ted e Jenny O´Neal pode ser utilizada nas aulas de Formação Cívica (encontra-se digitalizado nesta pasta) e está a ser usado na Biblioteca de Ferreiros integrado no tema “Construção e Cidadania” (projecto da escola).
A infância é a fase em que são ensinadas as virtudes - ou, mais precisamente, quando as crianças captam as virtudes. E a virtude do respeito é extremamente necessária num mundo cada vez mais diversificado, congestionado e interdependente.
Mas, o que é o respeito? «É uma boa maneira de ser - é uma maneira de ser bom», dizem os autores. «É um modo de cuidarmos dos outros, de nós próprios e do nosso mundo. Quando possuímos a virtude do respeito, tentamos tratar os outros com muito amor e carinho».
Deixe que este livro leve para sua casa a importante mensagem de que o nosso mundo e todos os que o habitam merecem respeito.

sábado, 9 de janeiro de 2010

A Mosquito de Inês Oliveira

Os alunos do 2º e 3º anos, da escola de Barreiros, leram a obra A Mosquito de Inês Oliveira.
A escritora foi convidada a visitar a nossa escola. Aguarda-se, ansiosamente, a sua vinda.
Os alunos já têm disponível, na biblioteca, outra das obras da autora: Os amigos de Lia.

Colecção Uma Aventura



No âmbito do plano nacional de leitura,os alunos do 4ºD, sob a orientação da professora Adelaide Brandão, estão a abordar a obra Uma Aventura na Escola, da Colecção Uma Aventura, de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães.

Fãs de Pilar Ramos

A Inês Freitas e a Jéssica Lopes, alunas do 3º ano do Centro Educativo de Ferreiros são fãs da colecção “Primeiras Leituras” de Pilar Ramos. Já leram toda a colecção e aguardam novos livros da escritora.

Ler +


Os alunos do 2º ano do Centro Educativo de Ferreiros leram a história “A galinha verde", de Ricardo Alberty, tendo depois, sob orientação das professoras Isabel Ribeiro e Eduarda Cunha, realizado um extraordinário cartaz. Esta actividade surgiu integrada na comemoração do Dia Internacional da Tolerância.

A Mariana das Anitas





A Mariana é uma menina de olhos cor de amêndoa que só lê Anitas (obra existente há mais de trinta anos de Gilbert Delahaye e ilustrações de Marcel Marlier).

A Mariana deixou-se encantar pelas histórias simples e sempre actuais desta colecção, mas sobretudo pelas ilustrações, com personagens tão belas que, parecem só existir nos sonhos.

Aceitam-se Anitas... para a Mariana... a BE do Centro Educativo de Ferreiros tem poucos volumes...