sexta-feira, 22 de maio de 2009

Manuel Cajuda na nossa escola!

_
No dia quinze, Quarta-feira pelas dezasseis horas o treinador Manuel Cajuda, o ex-jogador Neno, actualmente Director Desportivo do Vitória de Guimarães e o jogador Marquinho estiveram na Escola E. B. 2, 3 º ciclos de Amares.
Esta visita à escola, organizada no âmbito do Plano Nacional de Leitura, teve como objectivo principal a promoção da leitura junto dos alunos.
Sendo o mundo do futebol uma área com a qual os nossos jovens se identificam, pretendeu-se levar a mensagem aos alunos de que ler é essencial.
O Treinador Manuel Cajuda defendeu, veementemente, que aprender é fundamental, que se aprende sempre e ao longo da vida. Ele próprio considera, que aprende todos os dias e que aprende com todos com quem se cruza no seu quotidiano.
Considerou que a vida que os jovens hoje enfrentam contém muitos perigos e que portanto, desenvolver estratégias que tornem os jovens mais inteligentes e mais capazes deve ser uma finalidade de escola.
Manuel Cajuda fez ainda várias referências aos valores que considera fundamentais, nomeadamente a humildade, a amizade e a humanidade das pessoas. Nesse sentido apelou aos jovens para que procurassem esses mesmos valores e que respeitassem os pais e os professores.
Durante o seu discurso valorizou a leitura como um meio para se crescer e se chegar mais longe.
Solicitou aos jovens que lessem mais e variados tipos de leitura, porque só assim se tornariam mais capazes de enfrentar a vida com inteligência.