De acordo com os dados conhecidos, inclusivamente um estudo elaborado pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, o PNL tem tido uma visibilidade satisfatória, já que 31% dos portugueses já ouviram falar dele, principalmente os mais escolarizados. Os portugueses consideram que o PNL é importante para desenvolver os hábitos e as capacidades de leitura dos portugueses.
Eu, como professora de língua portuguesa, e de acordo com uma grande percentagem de portugueses (71%), considero que é na escola e nas bibliotecas que esta promoção pode ser consistentemente empreendida, sobretudo porque uma parte significativa dos contextos familiares a não realiza. Considero que ao longo destes dois anos têm surgido boas práticas por parte dos professores e que estas devem continuar e reforçar-se.
Lamento o pouco tempo que se pode disponibilizar para a realização deste projecto em sala de aula, já que o cumprimento dos programas continua a ser algo que nos é exigido.
O PNL já permitiu que muitos jovens se iniciassem no caminho da leitura, pelo prazer de ler, reforçou os hábitos de outros e contagiou até alguns encarregados de educação.
Sublinho dois aspectos que considero fundamentais: só transmite o gosto pela leitura quem tem paixão pelos livros e então, os jovens lêem, ao contrário do que se diz.
Na minha escola, têm-se desenvolvido actividades que procuram desenvolver o prazer de ler, ouvir ler/contar e que têm premiado quem o faz.
Assim, considero que este trabalho deve ser continuado para que os resultados se notem num futuro próximo.
Conceição Gonçalves
01/09/08