sexta-feira, 22 de maio de 2009

A Feira do Livro

-
A Feira do Livro realizada na escola E.B. 2, 3 de Amares realizou-se entre 26 de Fevereiro e 1 de Março, sendo organizada pela Escola Secundária de Amares, a Câmara Municipal e a nossa escola.
Contou com várias actividades em promoção da leitura, juntando todos os alunos e professores do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e ainda as escolas profissionais do concelho.



Trabalhos realizados pelos alunos do 1º Ciclo

-

____________________________________


-

Os alunos que participaram nas actividades e que compraram livros manifestaram muito interesse neste tipo de iniciativas.


O contador de histórias José Machado



Palestra “Livros, Leitura e Bibliotecas”

Considerámos que as universidades são centros de produção de saber. É nestas que se produzem estudos de investigação, se tem maior acesso a pesquisas realizadas no âmbito nacional e internacional e se reflecte, de forma aprofundada, sobre várias áreas do saber.
No âmbito da educação, as universidades vivem muitas vezes divorciadas das escolas e das suas realidades e expectativas. As acções de formação não têm colmatado esta lacuna, pois muitas vezes são dadas por pessoas exteriores aos centros de investigação e quando dadas por professores destes, o tempo que lhes é dedicado, não permite um conhecimento mútuo.
Muito do que se tem desenvolvido no âmbito da educação, nomeadamente na supervisão pedagógica, não tem levado a mudanças nas práticas educativas dos professores.
As universidades têm como filosofia levar os seus conhecimentos e reflexões ao mundo exterior. Deste modo, com esta palestra, do professor Lino Moreira da Silva, pretendemos dar o primeiro passo para uma relação mais proveitosa no futuro.
Sendo a nossa principal finalidade promover a leitura e os índices de literacia dos nossos alunos, não poderíamos deixar passar a oportunidade de usufruir dos saberes e reflexões do professor em questão, já que se trata da sua área de especialidade.