domingo, 14 de junho de 2009

Concurso - "Escrita a quatro mãos"

Um dos textos vencedores

I - Escreve dois parágrafos tentando convencer o teu leitor, primeiro, de que o avião é o melhor meio de transporte; e segundo de que o comboio é o melhor meio de transporte.

I - Saber persuadir

Avião

Segundo vários estudos o avião é considerado um dos melhores meios de transporte, quer a nível de segurança, quer a nível de conforto. Actualmente, o avião é um meio de transporte muito versátil pois pode ser utilizado para viagens de negócios e para lazer.
Por ser um meio de transporte que nos permite aceder a qualquer ponto do globo num curto espaço de tempo, relativamente a qualquer outro quer terrestre quer marítimo, o avião é o meio de transporte mais fiável.
Como qualquer outro meio de transporte, o avião tem os seus inconvenientes como, por exemplo, o preço, que se torna um verdadeiro obstáculo agora que se instalou uma crise mundial. Em contrapartida, o número de cargas e passageiros que pode transportar retira relevância a este facto.
Tendo em conta tudo isto é de opinião geral que a utilidade do avião supere qualquer desvantagem.

Comboio

O comboio é uma excelente opção para viagens mais curtas, preferencialmente inter-cidades e não transfronteiriço.
Para satisfação dos que têm “medo das alturas” o comboio sendo um meio de transporte terrestre torna-se uma opção mais adequada.
Como é pouco poluente é também uma alternativa aos transportes privados. O preço e a acessibilidade são aspectos a salientar em relação às vantagens do comboio.
A desvantagem mais relevante é o facto de impossibilitar viagens transcontinentais.
Finalizando, as desvantagens do comboio são praticamente nulas.


Adriana Silva, 8ºB
Miguel Barros, 9ºC