sexta-feira, 19 de junho de 2009

O meu livro preferido

O livro “O Segredo do Rio” é o meu livro preferido.
O autor deste livro chama-se Miguel Sousa Tavares. Admiro muito este autor, pois os seus livros são fantásticos!
A história fala de um menino que vivia num campo e tinha uma casa à beira-rio.
Ele, todos os Verões, ia nadar no rio.
Numa noite de Verão, o menino encontrou um peixe que falava.
Como a sua família era muito pobre, os pais queriam cozinhá-lo.
Para salvar o seu amigo, o menino mandou-o para outro rio.
Um dia depois, o peixe voltou ao seu rio-natal com uma rede de pesca cheio de latas de comida preso na boca.
A família ao ver aquela comida toda, agradeceu e pediu desculpa pelo sucedido.
Este livro foi-me parar às mãos pelo meu querido pai, que sabia que eu gostava deste autor. Nesse dia, ele disse-me que a mãe deste escritor era Sophia de Mello Breyner Andresen e que Sousa Tavares não só era escritor, mas também trabalhara no telejornal. Nunca me passara pela cabeça!
Eu acho que os meus amigos o deviam ler, pois é fantástico e muito bom para pessoas de todas as idades.


Armando Dias 6ºF Nº4
---


Resumo:

Era uma vez um menino que morava perto dum rio muito especial, porque tinha uma água muito boa e fresca. As pessoas cozinhavam com ela, bebiam dela ...

Certo dia o menino ao passar pelo rio ouviu um barulho estranho e aproximou-se, vendo uma enorme carpa. De repente, esta começou a falar com ele e o menino ficou muito impressionado. A partir daí tornaram-se amigos.

Os dias iam passando, o Sol tornou-se cada vez mais quente, a seca ficou mais forte e as pessoas deixaram de ter alimentos. Os pais do menino deecidiram comer a carpa. O menino foi contar ao seu amigo peixe o que se passava e este foi-se embora.

Algumas semanas depois, o peixe volta com um saco cheio de latas de comida. O menino contou tudo aos pais e tornaram-se amigos para sempre.

-

Léa Thevenin, nº15, 5ºC